7 motivos para criar uma loja virtual para o seu negócio hoje

Criar uma loja virtual é uma excelente estratégia para aumentar as vendas do seu negócio, atrair mais consumidores e buscar uma posição de referência no mercado. As oportunidades desse modelo de negócio são enormes, com diversas vantagens tanto para o empreendedor como para o consumidor.

Por isso, criamos este artigo que mostrará os principais motivos de estar presente na web. Confira!

Quais são os benefícios em criar uma loja virtual?

1. Menores custos de operação e manutenção

Criar e manter uma loja virtual possui custos bem inferiores se comparados a uma loja física. No estabelecimento físico, os gastos de aluguel do espaço, mobília para escritório e decoração, salários de funcionários e vendedores, ainda com a comissão, podem pesar bastante na margem de lucro.

Já na loja virtual você não precisa contar com vendedores. O próprio site será seu maior vendedor, e ele não cobra comissão para isso! Dependendo do seu negócio, ele pode ser gerido por você de dentro da sua casa.

Com os custos menores, você tem um aumento na margem de lucro e pode usar isso para gerar descontos e atrair mais consumidores.

2. Aumento do público-alvo

Qual é o público-alvo de uma loja física? Ela está limitada em uma barreira física, ou seja, para ser um cliente a pessoa tem de passar pela loja. Isso acaba reduzindo bastante os possíveis consumidores da marca.

Um ambiente online não tem essas barreiras. Você pode oferecer suas soluções para qualquer pessoa no mundo, 24 horas por dia, sem interrupções.

Esse aumento do público-alvo permite que você vislumbre mais consumidores, aumentando as vendas e a lucratividade do seu empreendimento.

3. Integração entre processos e estratégias

Na web é possível integrar os diferentes processos e estratégias, criando maiores facilidades. Os diferentes setores da empresa têm maior comunicação, aproveitando de forma mais eficiente as oportunidades do mercado.

O marketing, por exemplo, pode usar técnicas de automatização de campanhas para nutrir e aumentar a qualificação dos leads, entregando potenciais clientes mais próximos da compra ao setor de vendas. Isso gera um custo menor na aquisição dos clientes.

Falando em marketing, o ambiente virtual contém excelentes ferramentas para atrair novos consumidores. Uma marca que quer ser uma referência no mercado precisa ter uma boa presença online, interagindo com o público e gerando valor. Criar um blog, interagir nas redes sociais e usar o e-mail marketing são exemplos de boas práticas.

4. Melhor experiência do cliente

A experiência do cliente não é só no momento de fechar um pedido. Ela começa no primeiro contato com a marca e vai além do fechamento da compra.

Ao criar uma loja virtual, você disponibiliza um ambiente em que o público pode entrar, buscar informações, avaliar conteúdos, interagir com representantes e ainda avaliar depoimentos de clientes da marca. Tudo isso aumenta a confiança do consumidor em escolher a sua empresa para a compra e cria uma melhor experiência.

Com uma boa experiência, o processo de fidelização se torna mais fácil e esses consumidores podem atuar como defensores da marca, agindo em prol da empresa e atraindo novos consumidores.

5. Maior consolidação da marca

Hoje, não é mais possível buscar grandes resultados sem estar presente na internet. Usamos os recursos online para diversas tarefas do dia a dia, uma marca que não se preocupa em criar uma loja virtual e interagir com seu público nos diferentes meios online perde muitas oportunidades.

Um bom site, bem estruturado e otimizado, pode ocupar posições de destaque nos principais canais de busca, como o Google. Isso aumenta a visibilidade da empresa e agrega autoridade. Como resultado, a marca se consolida como uma referência no mercado, sendo sempre lembrada pelos consumidores no momento da compra.

6. Melhor controle dos indicadores

Não adianta criar um plano estratégico se você não avalia o desempenho de cada ação. No empreendimento físico pode ser mais complexo estabelecer e controlar os indicadores do negócio. Já no ambiente virtual esse trabalho é facilitado.

O Google Analytics, por exemplo, fornece uma série de dados que deve ser utilizada para embasar as tomadas de decisão. As estratégias possuem diferentes objetivos, como atrair mais consumidores para o site, aumentar o valor médio gasto nos pedidos, reduzir os custos de aquisição de um novo cliente, entre outros.

Então, para saber se os seus recursos estão sendo corretamente empregados, é preciso estabelecer e acompanhar os indicadores que influenciam nos objetivos.

7. Maior facilidade de adaptação ao mercado

Por fim, criar uma loja virtual permite que você acompanhe melhor e com mais facilidade cada mudança ou tendência do mercado. Os sites são totalmente customizáveis, podendo ser alterados com grande rapidez, sem que seja necessário um conhecimento técnico aprofundado.

Para isso, você deve contar com uma boa plataforma para hospedar sua loja virtual, que ofereça acessibilidade e boas opções de controle.

Lembre-se, também, que o mercado online muda muito rápido, então a praticidade da loja virtual pode ajudar bastante a acompanhar cada mudança e estar sempre presente entre as principais opções dos clientes.

Vamos criar uma loja virtual para transformar o seu negócio?

Como vimos em nosso artigo, criar uma loja virtual pode gerar ótimos resultados, transformando o seu empreendimento em uma verdadeira máquina de vendas. As vantagens desse modelo de negócio comparado a uma loja física são diversas.

Como exemplos do que a sua empresa pode se beneficiar estando presente na internet, citamos os menores custos de operação e manutenção, aumento do público-alvo, integração entre processos e estratégias e a geração de uma melhor experiência ao consumidor.

A marca também se torna mais forte e consolidada entre as referências no mercado. O ambiente digital permite um maior controle dos indicadores, analisando corretamente como os seus recursos estão gerando resultados e também possibilita uma adaptação facilitada ao mercado.

Então, com todos esses benefícios, não faz sentido não criar uma loja virtual para o seu negócio. Devemos salientar que não é mais possível manter uma empresa com bons resultados se ela não estiver presente na web. Por isso, se você ainda não possui um site, não perca mais tempo!

O que achou do nosso artigo? Pronto para criar uma loja virtual? Então entre em contato com nossa equipe e faça um orçamento.

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