6 Lições de Marketing da vitória de Donald Trump para aplicar em sua Loja Virtual

Trump é um empresário bilionário, que nunca concorreu à um cargo público, de temperamento explosivo e aparentemente  com poucas qualidades geralmente listadas para entrar na Casa Branca.

Mesmo com todas as possibilidades contra, ganhou a eleição presidencial dos EUA. Certamente podemos extrair de sua campanha algumas lições e dicas para aplicar em seu negócio.

 

1 – Entender a necessidade de Mercado: “Fazer a América grande outra vez”

Os discursos de Trump foram sempre centrados nas frustrações e inseguranças dos americanos (aumento da criminalidade, a onda de imigrantes ilegais e a falta de soberania no país). O povo não queria a América Globalista sugerida por Hilary ou Obama.

Seu slogan “Fazer a América grande outra vez” faz os eleitores se lembrarem da ”América dos bons e velhos tempos .”

Agora pergunte-se: Qual dor/problema o seu produto resolve?

 

2 – Seja Diferente

A campanha de Trump foi agressiva, autentica e fora do “politicamente correta “. Ele jogou com as armas que tinha , disparou suas “verdades” no Twitter e levou eleitores ao delírio, mesmo que suas verdades não tivessem ligações com suas propostas eleitorais.
De qualquer forma, ele conseguiu destaque: O mundo falou mais dos seus absurdos do que das propostas da Hilary. É o famoso : “falem mal, mas falem de mim”.

Trump foi realmente inédito, ele era “produto novo e diferente”. O público quer espontaneidade, quer que a sua empresa mostre que é diferente, que não tem medo de se impor e de mostrar soluções.

 

3 – Conheça o seu público

Você não vai conseguir agradar o mundo todo e Donald Trump tinha seu público alvo definido: trabalhadores brancos que se sentiam deslocados pela globalização econômica.

O empreendedor deve saber claramente quem é seu público alvo  para ter sucesso.

 

4- O gatilho mental da Concessão:  Técnica de rejeição seguida de recuo

Donald Trump usa uma técnica antiga de negociação: lançar uma primeira oferta muito agressiva (por exemplo os muros anti-imigração), em seguida, ir para baixo e chegar ao que realmente era seu objetivo.

Concessão e recuo: Acontece quando um pedido extremo é feito inicialmente e após rejeitado, um pedido menor é feito, de forma que este terá uma maior tendência a ser aceito já que o solicitante fez uma concessão, que segundo a regra da reciprocidade, irá induzir o solicitado a também fazer uma concessão de sua parte.( As armas da Persuasão).

Na Prático é assim: Um vendedor começa a pedir 50% acima do que pretende no produto X para em seguida, após a rejeição inicial do consumidor, vir dizer que tem um produto semelhante e está disposta a dar um desconto de 50%.

5 – Comunique-se com emoção

Qualquer especialista em marketing sabe que o impacto das emoções são maiores que os fatos em si. Trump conseguiu magistralmente lidar com medos e expectativas dos seus cidadãos para lançar as suas mensagens sobre imigração e protecionismo econômico, entre outras propostas.

Nos últimos discursos, ele repetia as mesmas mensagens, convidando os eleitores a imaginar o futuro se eles comprassem as promessas de uma administração Trump. Ele afirmava com confiança “nós iremos ganhar”, “nós estamos liderando”.

Consumidores não querem apenas apoiar um vencedor, eles querem apoiar uma marca que se vê como vencedora.

 

6 – Mensagens claras e diretas

Trump não mediu palavras em sua campanha, ele era  claro e direto

(deixamos as grosserias de lado, vamos aproveitar o que é bom).

Sua mensagem deve ser curta e simples.

Por que a sua empresa esta no mercado? Seja claro e mostre para o que veio.

 

Leia também >> Como criar e configurar uma Loja Virtual Grátis – Passo a Passo Simples

 

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